terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Professora Adriana Lucio

* Qual é o seu desejo como professor de Língua materna?

A autonomia do saber escolar se faz sentir particularmente no ensino da escrita. A escola sistematiza este processo, distribui as dificuldades inerentes à escrita de acordo com uma seqüência lógica do ponto de vista do adulto, criando, com isso, uma língua artificial que, para a criança, falha enquanto meio de expressão. Em outras palavras, a escola e principalmente o professor de língua materna, em suas práticas, acaba impossibilitando a “aventura da comunicação”.

“O professor de língua materna tem que ensinar a língua, não a teoria gramatical”. Esta declaração de Evanildo Bechara, integrante da Academia Brasileira de Letras(ABL) e um dos criadores do novo vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), vem gerando repercussão entre os especialistas da Língua Portuguesa. Assim, o professor deve ensinar aos alunos com base na leitura e em práticas de redação. O estudante precisa dominar a expressão escrita da língua. A teorização gramatical não deve ficar como peça principal no ensino da língua materna. O erro era fazer com que a aula de Português se transformasse, exclusivamente, em ensino de gramática. Na verdade, é necessário que o professor de língua materna não se restrinja a teoria gramatical, mas aos fatos da língua. É lógico que quando alguém explica os fatos da língua, vai precisar de algum suporte teórico para poder complementar isso.

O docente deve ensinar o aluno a falar e escrever de acordo com a norma culta da língua. E isto deve ser feito por meio de leitura e interpretação de texto. As aulas de Português deveriam sofrer uma reforma curricular em nível nacional. É importante oferecer uma base muito grande para se aprender a língua materna, sempre a partir da própria escrita. Pois, ao final do ensino médio, prevê-se que o aluno compreenda e use um registro da língua portuguesa adequado às mais diversas situações de comunicação das quais participa como produtor e ouvinte ou como leitor.

A construção dessa competência pressupõe, pelo aluno, o uso de diferentes habilidades, como avaliar a situação de comunicação – quem são os interlocutores, o propósito do texto, seu conteúdo temático, o objetivo em mente, os efeitos que se pretende alcançar, o gênero de discurso em cena – selecionar a variedade de língua que se mostra eficaz à situação de comunicação, o estilo a ser empregado, e planificar o texto. Em outras palavras, o que está em jogo são os saberes ou os conhecimentos relativos aos modos de agir discursivamente em uma comunidade. Então, nós, professores de língua materna, temos uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo um grande desejo: que nossos alunos não apenas leiam e escrevam, mas que interpretem o que lêem e o que escrevem, e que saibam dar sentido ao que escrevem.

É preciso subsidiar o aluno de informação para que possa construir um texto de qualidade com pertinência e relevância, sentindo assim, prazer no ler e no escrever!


40 comentários:

  1. a Saberdoria Escolar começa no querer aprender!

    ResponderExcluir
  2. Ler, escrever e compreender o que se escreve é a base!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tenho o privilegio de aprender com vc

      Excluir
    2. Só vc não, todos os outros alunos deveram ter um imenso privilégio !!

      Excluir
  3. Minha professora querida sempre com ideias novas para nos contar, é ótimo ser sua aluna!

    ResponderExcluir
  4. Adoro ser sua aluna, me sinto lisonjeada por de ter você como minha professora de língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. professora eu fiz o meu blogger ta eu te amo

    ResponderExcluir
  7. voce e a melhor professora de portugues etc...

    ResponderExcluir
  8. voce e a melhor professora de portugues

    ResponderExcluir
  9. PROFESSORA eu fiz o meu blogger ta voce e a melhor Professora de Portuques ass : Jefferson camilo

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a Deus por ter como professora de português vc Adriana Lúcio!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ela é a mais legal,bonita,simpática,meiga e tudo mais,essa é a minha querida e amada professora Adriana Lúcio.
    Vc pra mim é a melhor professora pq vc tem calma para ensinar e ensina muito bem,eu aprendi varias coisas com vc de pouco a pouco.
    No começo do ano eu achei q seria chato e difícil as matérias principalmente português era a matéria q eu tinha um pouco de dificuldade de aprender com facilidade ai né é claro q eu ia achar q ia ser pior ainda na quinta série mas não nada disso foi facílimo aprendi muitas coisas q podem fazer diferença no meu futuro.
    Agradeço por ter vc como professora de portiguês.
    TE AMO MUITO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. VC É A MELHOR PROFESSORA DO MUNDO!!!!!!!!!
    TE AMO MUITO!!!

    ResponderExcluir
  13. Quem ama educa! Diz Içami Tiba e e eu amo vocês!

    ResponderExcluir
  14. Sinto me lisonjeada com tantos elogios. Mas, saiba que sobretudo o privilégio é meu: ter alunos como vocês!!!

    ResponderExcluir
  15. É muito bom fazer o que se gosta! E eu amo lecionar!

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com a professora! Que "O docente deve ensinar o aluno a falar e escrever de acordo com a norma culta da língua." Porque muitos das pessoas (alunos) não estão passando isso no cotidiano e na internet.

    ResponderExcluir
  17. É preciso subsidiar o aluno de informação para que possa construir um texto de qualidade com pertinência e relevância, sentindo assim, prazer no ler e no escrever!

    concordo com vc prof!! ... Andrya 802!

    ResponderExcluir
  18. ''A Saberdoria Escolar começa no querer aprender!'' ........ concordo professora porq tem mts alunos q nao se esforçam pra aprender.!

    ResponderExcluir
  19. "É preciso subsidiar o aluno de informação para que possa construir um texto de qualidade com pertinência e relevância, sentindo assim, prazer no ler e no escrever!" Muitos tem dificuldade na hora de passar, o pensamento para a escrita, precisando de mais insentivos,para ler e escrever, tem professores que não tem a paciencia ou não percebe isso no aluno ou o aluno também é desinteressado.
    Larissa 802.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto muito dessa professora ela e abençoa e que Deus te abençoe e guarde sua família seus alunos pra sempre amém...

    ResponderExcluir
  22. eu entendie que cada escola tem seu sistema e cada professor tem seu jeito de ensinar

    ResponderExcluir
  23. Você e a melhor professora de português que eu já tiver na minha vida , e espero que nos anos seguinte você continue sendo minha professora . José Lucas '

    ResponderExcluir
  24. Eu acho a aula da senhora muito legal e interessante porque você além de explicar muito bem você é uma bela professora; você é muito legal e eu espero que continue assim sendo uma ótima professora .

    Eu agradeço por te você como professora de português. Pedro Lourenço.

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto muito dessa professora ela e abençoa e que Deus te abençoeVocê e a melhor professora de português que eu já tiver na minha vida , e esperoEu acho a aula da senhora muito legal e interessante porque você além de explicar muito bem você é uma bela professora;

    ResponderExcluir
  26. É preciso subsidiar o aluno de informação para que possa construir um texto de qualidade com pertinência e relevância, sentindo assim, prazer no ler e no escrever!...

    subsídio a; ajudar, auxiliar.
    Contribuir com subsídio para.
    Eu tenho certeza que esse ano vamos ter umas das melhores aulas de todas.Pois como a professora e subsidiar nos temos que colabora com os tempos que temos e estudar mais e mais para ser alguem na vida e nao ser com alguns alunos que voce deu aula. Ayla



    ResponderExcluir
  27. Eu gostei do seu blog .o pedaço que mais me identifiquei foi o que diz assim : " o docente deve ensinar o aluno a ler e a escrever com uma forma culta da língua " por que mi deu a levar nesse pedacinho que todas as pessoas podem alcançar seus objetivos .independente de que seja para alcançamos ele temos que nos esforçar mos .burro ninguém e todo mundo sabe alguma coisa que o companheiro não sabe.

    ResponderExcluir
  28. Olá professora Adriana! Eu gostei desta frase do texto:
    "...ao final do ensino médio, prevê-se que o aluno compreenda e use um registro da língua portuguesa adequado às mais diversas situações de comunicação das quais participa como produtor e ouvinte ou como leitor."
    Acho importantíssimo a gente terminar o ensino médio e entrarmos para a faculdade dominando bem a língua portuguesa, interpretando e produzindo textos.
    Aluna Camilla Nicoli

    ResponderExcluir
  29. Professora Adriana vc é uma pessoa muito especial que Deus continue te abençoando cada dia mais que Deus abençoe sua família e te guarde amém...

    ResponderExcluir
  30. Adrian gostei muinto do seu blog um abraso

    ResponderExcluir
  31. Eu concordo com a professora! Que "O docente deve ensinar o aluno a falar e escrever de acordo com a norma culta da língua." Porque muitos das pessoas (alunos) não estão passando isso no cotidiano e na internet.

    ResponderExcluir
  32. O segredo está no modo de ensinar de cada um professor, cada um tem seu jeitinho de lidar e educar o aluno, uns professores mais dedicados e amorosos e outros nem tanto. Por isso há várias maneiras de ensinar, todos devemos ter disciplina e sermos esforçados em querer aprender e nos dedicarmos,fazendo com que a relação entre aluno e professor seja de pura doação, compreensão e companheirismo.
    Parabéns professora por ter esse carinho e dedicação conosco. A senhora é nota 10!!!!

    ResponderExcluir